segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Livro: Recicladinho Uma Viagem Pelas Lendas - Curupira


Lançamento do Livro “Recicladinho, Uma viagem pelas lendas – Curupira” tem caráter complementar à educação fundamental.

A proposta visa contribuir com a promoção e o desenvolvimento humano dos alunos de escolas públicas do município de Hortolândia, Campinas e Sumaré, no estado de São Paulo.

Objetivo Principal do Projeto:
O presente projeto objetiva a criação, confecção e tiragem de 3000 exemplares do livro de histórias ilustradas: Recicladinho, uma viagem pelas lendas, contendo aproximadamente 100 páginas e tendo  como tema abordado a lenda do Curupira.

Objetivos secundários do Projeto:
  • Promover a preservação do patrimônio imaterial mantendo viva as lendas que permeiam o imaginário cultural do povo Brasileiro;
  • Evidenciar e divulgar a qualidade das histórias e tradições folclóricas brasileiras através deste método comprovado de leitura fácil;
  • Incentivar o habito da leitura aos alunos do ensino fundamental, através da distribuição  gratuita dos livros para 150 bibliotecas de  escolas públicas  da rede de ensino do interior do Estado de SP, nos municípios de Hortolândia, Sumaré e Campinas;
  • Resgatar personagens das lendas brasileiras e utiliza-los como elemento orientador da preservação do meio ambiente, através das suas aventuras com o nosso personagem Recicladinho.


As metas previstas para o presente projeto são:
  • Estabelecer parcerias com iniciativa pública e privada para a melhor execução deste projeto;
  • Sensibilizar a  iniciativa pública e privada, no sentido de patrocinar sem  pleitear os benefícios fiscais que favorecem o fomento a cultura,  a nova tiragem de exemplares desta edição, possibilitando o livre acesso as  bibliotecas das escolas pertencentes a rede de ensino pública dos  demais Estados Brasileiros.
  • Servir de base para confecção de outras edições, trazendo em seu contexto novas lendas.
  • Contribuir para a formação de indivíduos críticos e socialmente atuantes.


Justificativa
Este projeto percebe a cultura como alternativa de formação pessoal, uma vez que agrega valores e se configura como eixo estratégico para construção da identidade do país e do conceito de cidadania. 
A situação da educação do Brasil ainda é bastante precária, principalmente se verificarmos os resultados obtidos em exames recentes do PISA (Programme for International Student Assessment) e SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico). Esses indicativos nos apresentam uma nação com raríssimos leitores que muitas vezes são incapazes de compreenderem o que lêem.
A ultilização da ferramenta “livro de histórias ilustradas” como elemento lúdico visa atrair a criança ao universo cultural e litérario sem passar uma sensação de obrigação.
Atualmente, é sabido que as crianças possuem vários recursos para seu entretenimento e informação, a tecnologia e principalmente a informática são os grandes responsáveis por esse novo conceito.

Em contrapartida o hábito da leitura é deixado para segundo plano, sendo recepcionada como uma atividade chata e de pouco interesse.

A ultilização da ferramenta “livro de histórias ilustradas” como elemento lúdico visa atrair a criança ao universo cultural e litérario sem passar uma sensação de obrigação.


Democratização de Acesso
O roteiro consiste basicamente em promover a interação do personagem Recicladinho com a Lenda do Curupira, facilitando a leitura, formando novos leitores e dando oportunidade a esses estudantes com idades entre 06 a 12 anos de embarcar numa viagem dentro da memória imaterial do folclore Brasileiro.

Sinopse da Obra
De fácil leitura, o livro infantil Recicladinho, uma viagem pelas lendas, buscará apresentar em seu escopo, a interação do personagem Recicladinho, um garoto ágil e inteligente criado especialmente para interagir e transmitir a esse público uma linguagem focada na consciência da preservação do Meio Ambiente, com a Lenda do Curupira;  
O Curupira é uma figura do folclore brasileiro, Cuja as características principais são: Ele é uma entidade das matas; um anão de cabelos compridos e vermelhos; os pés virados para trás;
É um mito antigo no Brasil, já citado por José de Anchieta, em 1560. Protege a floresta e os animais, espantando os caçadores que não respeitam as leis da natureza, ou seja, que não respeitam o período de procriação e amamentação dos animais e que também caçam além do necessário para a sua sobrevivência e lenhadores que fazem derrubadas de árvores de forma predatória.
A junção desses personagens promoverá uma série de lúdicas aventuras, facilitando a leitura, formando novos leitores e dando oportunidade a esses estudantes com idades entre 6 a 12 anos de embarcar numa viagem dentro da memória imaterial do folclore Brasileiro.

Conhecendo a Lenda do Curupira
O curupira é um ser fantástico, que segundo a crença popular, habita em florestas, sua função é a de proteger as plantas e os animais, além de punir quem os agredir. 

O curupira é descrito como um menino de estatura baixa, cabelos cor de fogo e pés com calcanhares para frente que confundem os caçadores. 

Além disso, dizem que o curupira gosta de sentar nas sombras das mangueiras e se deliciar com os frutos, mas se ele sentir que está sendo vigiado ou ameaçado, logo começa a correr a uma velocidade tão grande que os olhos humanos não conseguem acompanhar. 

Muitos dizem que existem curupiras que se encantam com algumas crianças e a levam embora para longe dos seus pais por algum tempo, mas são devolvidas quando atingem mais ou menos os sete anos de idade. 

Com isso, as crianças "seqüestradas" e posteriormente devolvidas, nunca voltam como eram, em razão do fascínio que passam a sentir pela floresta onde viveram. 

Para proteger os animais, o curupira usa mil artimanhas, procurando sempre iludir e confundir os caçadores, utilizando gritos, assobios e gemidos, fazendo com que o caçador pense que está atrás de um animal e vá atrás do Curupira, e este faz com que o caçador se perca na floresta. 

Ao aproximar uma tempestade, o Curupira corre toda a floresta e vai batendo nos troncos das árvores. Assim, ele vê se elas estão fortes para aguentar a ventania. Se perceber que alguma árvore poderá ser derrubada pelo vento, ele avisa a bicharada para não chegar perto. 

O Curupira também pode encantar os adultos. Em muitos casos contados, o Curupira mundia os caçadores que se aventuram a permanecer no mato nas chamadas horas mortas. O encantado tenta sair da mata, mas não consegue. Surpreende-se passando sempre pelos mesmos locais e percebe que está na verdade andando em círculos. Em algum lugar bem próximo, o Curupira está lhe observando: "estou sendo mundiado pelo Curupira", pensa o encantado. 

Daí só resta uma alternativa: parar de andar, pegar um pedaço de cipó e fazer dele uma bolinha. Deve-se tecer o cipó muito bem, escondendo a ponta de forma que seja muito difícil desenrolar o novelo. Depois disso, a pessoa deve jogar a pequena bola bem longe e gritar: "Quero te ver achar a ponta".  A pessoa mundiada deve aguardar um pouco para recomeçar a tentativa de sair da mata. 

Diz a lenda que, de tão curioso, o Curupira não resiste ao novelo. Senta e fica lá entretido tentando desenrolar a bola de cipó para achar a ponta. Vira a bola de um lado, de outro e acaba se esquecendo da pessoa de quem malinou. Dessa forma, desfaz-se o encanto e a pessoa consegue encontrar o caminho de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário