terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Reciclar uma nova concepção de negócio


Livro: Reciclar é legal  

Quando falamos de proteção ao meio ambiente, precisamos inevitavelmente falar de reciclagem. Isso porque a gestão dos resíduos sólidos é parte importante do processo de combate ao aquecimento global e manutenção dos recursos naturais. Quanto menos se consome, menos lixo se gera. E o lixo gerado deve ter um fim específico, ou seja, ser reutilizado, reciclado ou reaproveitado.




A Natureza pede Socorro
Somos envolvidos num misto de medo e desespero com relação à situação do mundo quando tomamos consciência da realidade. Precisamos de um olhar mais crítico sobre a poluição, o lixo, o crime e a pobreza que estão se tornando cada vez mais comuns em nosso planeta. Os cientistas alertam que nosso modo de vida é insustentável. Estamos esgotando recursos, poluindo as águas e degradando a terra. Necessitamos com urgência mudar nossas atitudes. Um tipo de mudança que envolva cada comunidade, cada lar e cada indivíduo.Algumas pesquisas apontam que a qualidade de vida está atrelada à educação e é um fator decisivo para tornar as pessoas produtivas e responsáveis. Um pré-requisito fundamental para o desenvolvimento sustentável é um sistema educacional adequado e efetivo em todos os níveis, acessível a todos, promovendo o desenvolvimento da capacidade humana e o bem-estar.Existem hoje muitas definições sobre o que é sustentável. A mais apropriada diz que “o sistema em que vivemos deve satisfazer nossas necessidades de crescimento e manutenção e o excedente deve ser utilizado para re-investimento” (Unesco, 2002, ou seja, o foco deve ser em satisfazer nossas necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas.

A Criança e a Reciclagem

“Podemos falar sobre o futuro, visualizar o futuro, mas se queremos este futuro teremos que agir” (Daryl Kollman).

A verdadeira educação para um mundo sustentável só acontece com a vivência prática no ambiente, realizando descobertas como: qual é o nosso impacto e nosso potencial de restauração. As crianças são aproximadamente 30% da população do mundo, e em muitos países chegam a somar a metade da população. O envolvimento das crianças de hoje na educação para um mundo sustentável é fundamental para o sucesso em longo prazo dos esforços para a mudança de paradigma na busca da sustentabilidade. Precisamos lembrar constantemente de que nossas crianças herdarão a responsabilidade de cuidar da terra e elas aprendem observando nossas atitudes.


“Eu escuto e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e compreendo”. (Confúcio 450 AC)

O Papel do Educador
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) enfatizam a idéia de que “fome, miséria, injustiça social e baixa qualidade de vida da população são fatores relacionados com o modelo de desenvolvimento adotado”. É preciso enfocar questões referentes ao bem estar e equilíbrio social, pela óptica da visão ambiental que se fundamenta nas inter-relações e interdependências entre o homem e as suas circunstâncias. 
As questões referentes a um mundo sustentável devem ser trabalhadas com as crianças, respeitando as características, abrangendo os problemas da localidade onde a criança mora e da escola onde ela estuda para que essas possam compreender as questões ambientais a partir de sua realidade, perceber as relações que condicionam a vida, posicionando-se de forma crítica diante do mundo e contribuindo com ações efetivas.
O ensino de valores apropriados para um futuro sustentável é um elemento chave na educação.

“Se planejar para um ano, plante arroz! Se planejar para 10 anos, plante árvores! Se planejar para 100 anos, eduque as pessoas!” (Provérbio Chinês).

O educador precisa da flexibilidade e da capacidade de acessar e integrar o conhecimento das diferentes origens. A resolução dos problemas da sociedade requer o conhecimento das mais diversas disciplinas, da mesma forma que uma variedade de especialistas precisa trabalhar em conjunto para resolver os problemas do mundo fora da escola. As disciplinas não podem mais estar separadas desnecessariamente, tanto na escola quanto no mundo profissional. Passando às crianças a responsabilidade de algo concreto para fazer no mundo, expressamos nossa confiança na sua capacidade de trabalhar, de resolver problemas de forma criativa e cooperativa.

A re-orientação da educação envolve ensinamento ou instruções que não somente aumentam o conhecimento da criança, mas incentivam o desenvolvimento de habilidades e valores que orientarão e motivarão para estilos de vida sustentáveis.

O ensino da sustentabilidade através da execução de projetos enfatiza o pensamento crítico e criativo, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a análise, o aprendizado cooperativo, a liderança, a capacidade de comunicação e a formação de um indivíduo proativo. Portanto, é uma ótima forma de atingir os objetivos fundamentais sem aumentar o problema do currículo sobrecarregado.

As crianças gostam de aprender quando o aprendizado faz sentido e o tópico tem o mérito da atenção e do esforço deles. Crianças que podem ver a conexão entre uma tarefa baseada em um projeto e o mundo real estarão mais motivadas para compreender e resolver o problema apresentado.


Não custa dar uma mãozinha pra natureza:

O óleo de cozinha usado jogado no ralo da pia contamina o meio ambiente.
Você sabia que 1 litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água?

Isso mesmo! Então, precisamos fazer nossa parte!

Não basta apenas evitar o consumo de alimentos fritos, pois como já sabemos, ele faz mal a saúde e contribui para o entupimentos das veias cardíacas aumentando a quantidade de colesterol ruim (LDL) no organismo, o que leva ao infarto do miocardio – o ataque do coração.
Mais do que isso, temos que dar um fim adequado a este produto.


A dica do Recicladinho é transformar o óleo de cozinha usado em sabão –Reciclagem.



Mãos a Obra
Receita de Sabão com o Óleo Usado

Ingredientes
2 litros de óleo de cozinha usado coado;
350 g de soda caustica em escama;
350 ml de água.
Equipamentos de Segurança
Para evitar acidentes utilize uvas e óculos de proteção para manusear a soda caustica e durante todo o processo.
Modo de Fazer
Em um recipiente resistente (exemplo: lata) dissolva a soda cáustica na água. Reserve.

Coloque o óleo, já coado, em um recipiente e leve ao fogo até aquecer em temperatura aproximada de 60ºC.
Desligue o fogo, em seguida, acrescente a soda já dissolvida e mexa até engrossar por 20 a 30 minutos.
Despeje o conteúdo em formas e aguarde a secagem.
Dica: Para armazenar o óleo de cozinha usado, utilize garrafa pet.
A natureza e as futuras Gerações agradecem!
“pequenas ações geram grandes resultados”.







FICHA TÉCNICA

                                        Autor da Obra I Arnaldo de Oliveira
                                    Título do Projeto I Reciclar é Legal
                                    Revisão de Texto I Jussara Azevedo Silva de Oliveira
                      Coordenação Pedagógica I Arnaldo de Oliveira
                   Ilustração de Miolo e Capa I Bira Dantas
                                         Diagramador I Adilson Marques
                                              Impressão I Gráfica Editora Modelo





Um comentário: